Correio Popular Notícia


SOLIDARIEDADE
Rondônia mobiliza para o Dia Mundial do Doador de Sangue

Data da notícia: 14/06/2014
Foto:

(Da Redação)- O Hemocentro de Ji-Paraná vai realizar hoje (14) um café da manhã para comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário, na avenida Clóves Arrais, antiga Vilagran Cabrita, Centro. De acordo com a organização, a finalidade é apresentar os resultados e manter a fidelização dos doadores. Durante o evento serão realizados sorteios de brindes. O diretor do Hemocentro, Luís Carlos informou que o tema da campanha é ?A felicidade está no sangue de quem doa? e visa valorizar os doadores voluntários. ?O café da manhã é uma forma de agradecer as pessoas que mantém o banco de sangue sempre abastecido através da reposição que é realizada mensalmente?, disse o diretor.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140614-151.jpg[/IMG] O doador voluntário André Felipe Lima declarou que após doar sangue pela primeira vez não conseguiu deixar de doar. ?Temos que imaginar que a qualquer momento a vida pode nos levar a necessitar de doação. Os doadores esporádicos são importantes, mas serão essenciais se tornando permanentes?, avaliou Lima.
A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. Todo o processo da doação de sangue levam em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica sua saúde. As condições básicas para doar sangue são as seguintes: estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, levar um documento oficial de identidade com foto, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior e evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. ?Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança para o futuro doador e para os pacientes que receberão a doação. É importante que a pessoa seja sincera na entrevista, pois embora realizados exames no sangue coletado existe um período chamado janela imunológica, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame?, explicou a equipe do Hemocentro.Tudo o que a pessoa disser na entrevista será mantido em sigilo.

RESTRIÇÕES - A equipe informou que há algumas restrições para a doação de sangue como, por exemplo, quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses. Após a doação, o doador deve beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente, não fumar nas duas primeiras duas horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco. ?Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação, pois os componentes são distribuídos para hospitais e clínicas atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas?, finalizou a equipe. Com informações do Portal G1.

Fonte:






Noticia vista 1309 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.